FANDOM

Olá ratinhos e Ratinhas !

Hoje vou ensinar a usar o Editor de Mapas, um recurso q permitirá criar os seus próprios mapas. Para começarmos, temos que abrir o editor de mapas.

Para isso, você deve clicar na casinha (menu) e depois em "Editor de Mapas". Você também pode clicar na casinha, depois em Menu e clicar em Map Editor.

ATENÇÃO: Você deve ter no mínimo 1000 queijos para poder ter seu mapa validado.

Com o editor aberto, é possível ver o Chat em tamanho reduzido e algumas opções para seu mapa (Essas são: Selecionar, Pisos, Objetos do mapa, Objetos do Shaman, Configurações do mapa, Salvar / Carregar / Testar ). Abaixo você poderá recomeçar o mapa ( Reset ) ou sair do editor ( Sair ). Em cima é possível ver duas propriedades do mapa, a de quantidade de pisos colocados (o máximo é 50) e a quantidade de objetos de shaman colocados (o máximo é 30).

Falarei agora as opções para construir seu mapa.

PISOS

Nessa opção, você poderá colocar pisos de diversos tipos. Você poderá alterar o tamanho de um piso, mudar sua fricção e restituição, etc.

Os tipos de pisos são:Editar

MADEIRA: É o piso comum do jogo, permitindo fazer Wall-Jumper. Sua fricção é 0,3 , sua restituição é 0,2.

GELO: Piso escorregadio e deslizante, impossível de fazer Wall-Jumper (exceto com sua fricção modificada).

TRAMPOLIM: Piso que pROLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

ar ou ir para um lugar distante. Como o gelo, é impossivel fazer Wall-Jumper.

LAVA: Piso onde te joga para longe! Esse piso tem a restituição 20,fazendo você "voar". Como o gelo é o trampolim,é impossível fazer Wall-Jumper.

CHOCOLATE: Piso onde é possível fazer facilmente Wall-Jumper. Quando o rato está com o queijo,ele fica mais "grudento".Só para uma ideia,sua fricção é 20. Esse é o único piso onde não pode-se quinar.

TERRA: É igual ao piso de madeira, com a mesma fricção e restituição.

GRAMA: A grama é também o memso do piso de madeira. Se esse piso ter como Largura um número múltiplo de 40,a grama além de ser posta em cima,é posta também nos dois cantos.

AREIA: A pouca diferença entre a areia e o piso de madeira. essa diferença é que a areia tem 0,1 de fricção,mas ainda possibilita o Wall-Jumper.

NUVEM: A nuvem é um objeto que os ratos não podem encostar (exceto com suas opções mudadas), mas os pisos dinâmicos e objetos podem.

ÁGUA: A água é um local onde você pode "nadar". Quando você pega o queijo,você não pode mais nadar.

PEDRA: A única diferença entre o piso de madeira é a pedra é a restituição da pedra, que é 0.

NEVE: Esse piso tem fricção 0,05 e restituição 0,1.

RETÂNGULO: Esse tem a mesma fricção e restituição do piso de madeira, mas esse piso pode ser alterado sua cor.

CÍRCULO: O círculo é a mesma coisa do retângulo, porém esta em formado redondo.

OPÇÕES PARA UM PISO:Editar

TAMANHO: Determina o tamanho de um piso. Para objetos retângulares é usada a medida de largura e altura (L e H) e para objetos redondos é usado o diâmetro (L) .

LUGAR: Determina o Lugar onde o piso está (X e Y).

'EX'CLUIR: Exclui um piso.

DUPLICAR: Duplica um piso.

FUNDO: O piso fica atrás do mapa / objetos, no fundo do mapa.

PRIMEIRO PLANO: O piso fica na frente do mapa / objetos.

PISO DINÂMICO: Determina se o piso será fixo ao mapa ou poderá ser movimentado (exemplo: empurrado por ratos).

MASSA: Indica o peso do piso, quanto maior o valor mais leve o piso. Essa opção só pode ser mudada com a opção Piso Dinâmico marcada.

FRICÇÃO: Determina se o piso será grudento ou deslizante (0 significa deslizante e 5 ou mais significa grudento).

RESTITUIÇÃO: Determina se poderá pular no piso (como pula-pula)

ÂNGULO: Determina qual vai ser a inclinação do piso.

COLIDIR COM OS RATOS e COLIDIR COM OS PISOS: Determina se o rato / piso poderá incostar nesse outro piso.

OBS: Você encontra essas opções com o aba Selecionar selecionado.

OBJETOS DO MAPAEditar

São os objetos / enfeites que terão no mapa. Eles podem ser de Originais, Haloween, San Valentin, Natal, Dia da Mentira (pescaria) , entre outros.

Alguns deles são:

QUEIJO: Onde  estará o queijo no mapa.

TOCA: Onde estará a toca onde será levado o queijo.

RATOS (ORIGEM): Onde se iniciará o mapa.

POSHAMAN (ORIGEM): Onde iniciará o shaman.

'OBS': Se a opção PoShaman estivar desativada,o shaman nascerá no mesmo lugar dos ratos. Se a opção da origem de ratos e de shaman estiver desativada,eles serão iniciados na toca. Caso essa também esteja desativada, os ratos e shaman irão iniciar no meio da fase (X=400 Y=200).

OBJETOS DO SHAMANEditar

Aqui onde fica os objetos de shaman para colocar no mapa.Alguns deles não podem-se por (como canhões).

CONFIGURAÇÕES DO MAPAEditar

Aqui estão algumas opções do mapa e papeis de paredes para o fundo.

Agumas opções:

GRAVIDADE: Indica qual gravidade terá o mapa. Caso queira que os ratos pulem um pouco,coloque gravidade mais de 15. Caso queira que eles pulem alto,coloque gravidade entre 10 (atual) e 1. Para não ter gravidade é só colocar 0,e para gravidades negativas é só colocar o número acompanhado do sinal negativo (exemplo: -10).

VENTO: Coloca um vento na fase. Quanto maior o número,maior o vento. Para vento paar direita você escreve um número positivo (exemplo: 5),para vento a esquerda voce coloca um número negativo (exemplo: -3).

COLISÃO: Com essa opção marcada permite que os ratos possam subir um no outro.

ALMA GEMEA: Com essa opção marcada é possível dois ratos serem juntados por uma linha rosa.

PORTAL: Quando essa opção ativada, é possível que o shaman crie portais.

Há também papeis de parede. Eles são: Nenhum, Dia, Amanhecer, Crepúsculo, Lua Cheia, Haloween, Natal, Nuvem Negra (1 e 2).

SALVAR / CARREGAR / TESTAREditar

VALIDAR ESTE MAPA: permite que você teste seu mapa.

EXPORTAR O MAPA: Permite que você publique seu mapa. Para isso,é necessário 40 queijos como forma de pagamento.Você só pode exportar seu mapa se ele for validá-do.

EXPORTAR COMO CAFOFO DE TRIBO: Permite que publique o seu mapa na forma de um cafofo de tribo.Você não necessita de nenhum pagamento para exportar como cafofo de tribo.

COPIAR O MAPA PARA ÁREA DE TRANFERÊNCIA: Copia o seu código , isso permitirá que você tenha acesso a seu mapa outra hora, caso queira fazer alguma mudança.

Abaixo aparecerá uma barra e em baixo estará escrito "Carregar". Isso permirte que você carregue um mapa. Você pode carregar um mapa de duas formas, pelo seu código (exemplo: @1234576) ou pela área de transferência ( Exemplo: <C><P /><Z><S /><D /><O /></Z></C>).

Dicas de códigos de área de transferência !!!!!!!!!Editar

Aqui vou mostrar alguns códigos de transferência:

<C><P L="1600" /><Z><S /><D /><O /></Z></C> Mapa grande em largura (Largura de 1600).

<C><P H="800" /><Z><S /><D /><O /></Z></C>  Mapa grande em altura ( Altura de 800)

<C><P L="1600" H="800" /><Z><S /><D /><O /></Z></C> Mapa grande em altura e largura (Largura 1600,Altura 800)

<C><P N="" /><Z><S /><D /><O /></Z></C> Mapa de noite (Mapa escuro).