FANDOM

Toda rodada, o jogador com maior pontuação (ou os dois maiores em mapas de dois shamans) é escolhido pra ser o Shaman (antes chamando de xamã). O shaman pode conjurar diferentes tipos de objetos para ajudar os ratos a coletar o queijo. Ele é o jogador mais poderoso da rodada, e só pode coletar o queijo quando todos os ratos entrarem na toca ou morrerem. Você pode mudar a cor de seu shaman se tornando um Shaman Hard Mode, ou seja, coletando 1000 ratos salvos.

ControlesEditar

Sendo o shaman, o jogador pode usar os diferentes controles abaixo para ajudá-lo a fazer suas construções, como usar um prego ou tornar um objeto "fantasma".

Tecla Função Notas
Z, X, Shift, Ctrl, Roda do Mouse Rotacionar Objeto Rotacionar no sentido horário: Shift, X e Roda para baixo. Rotacionar no sentido antihorário: Z, Ctrl e Roda para cima. É preciso teclar 24 vezes para rotacionar um objeto em 180º.
B Prego vermelho Adiciona um prego fixo no objeto. Apenas pode ser usado em tábuas e sempre estará no meio. Esse prego pode prender tábuas. Sozinho, o prego fixa a tábua ao fundo, e girará se um rato cair em cima dele. Um shaman hardmode não pode usar o prego fixo.
C Prego amarelo Este prego pode ligar um objeto com outro, e pode ser mantido de pé no ar, mas pode se mexer com a ação dos ratos andando em cima dele. Pode ser usado em todos os objetos físicos, podendo ser pregado no lado esquerdo, direito ou no centro; isso inclui balas de canhão.
V Prego verde Igual ao prego amarelo, mas ele não pode ser mantido de pé no ar.
N Motor de sentido horário Liga um objeto a outro com o motor que gira o prego no sentido horário. Pode ser pregado no lado esquerdo, direito ou no centro, como os pregos amarelo e verde.
J Motor de sentido antihorário Liga um objeto a outro com o motor que gira o prego no sentido antihorário. Pode ser pregado no lado esquerdo, direito ou no centro, como os pregos amarelo e verde.
Espaço Objeto Fantasma Este comando torna um objeto "fantasma", podendo interagir com outros objetos, mas não com os ratos.
Teclas numéricas 1-9 Selecionar objeto O jogador pode usar as teclas numéricas para rapidamente escolher as ferramentas disponíveis. Os números correspondem à localização das ferramentas no menu. Mas eles podem mudar dependendo das ferramentas disponíveis de cada mapa (como a adição de trampolins e portais).

Distribuição de PontosEditar

No final da rodada, os pontos dos shamans são zerados, retornando ao fim da tabela.

Caso seja um nível de "roubo de queijos", o shaman mantém os pontos.

Hard ModeEditar

O hard mode("modo difícil") é um modo que é ativado quando você salvou mais de 1000 ratos. Ativado, este modo retira o prego vermelho e o espírito, e ativa o totem, que pode ser editado clicando na pena ao lado dos emoticons.

TotemEditar

O totem é uma montagem pré-definida que só pode ser conjurada uma única vez quando tiver o hard mode ativado.

Itens do shamans Editar

Seta - Usada para indicar aonde os ratos devem ir. Espírito - Dá um pequeno impulso para o rato. Pode ser conjurado sem necessidade da área de invocação. Runa - Por usar uma força, ela pode ajudar a empurrar os ratos para cima ou pros lados se for apertado espaço (deixa a runa sólida). Balão - serve para levar os ratos de um lugar a outro. Pode ser sólido ou não. Caixa grande - Usada para fazer pontes em geral. Caixa pequena - Pouco usada, geralemnte pra criar um glitch/bug em alguma construção. Tábuas grandes e pequenas - Principal item usado em pontes. Bigorna - um peso para construções em geral. Para mover a bigorna, são necessários três ratos. Bola - Se colocada no final de uma rampa, pode servir como trampolim. Ela quiçá e flutua na água. Trampolim - É uma armação com revestimento de silicone por cima. Este silicone tem uma restituição que faz com que os ratos e objetos que toquem sejam jogados com a mesma força para o alto. Não vem em todos os mapas.

Bola de canhão (Cannon) – É uma bola preta com o mesmo peso da bigorna. A diferença é que ele é disparado com força para onde ele estiver apontando. A utilidade está em matar ratos desobedientes que não entram na toca. Portais – Há um azul e um laranja. Tudo que entra em um sairá no outro. Ou seja, é uma maneira de ligar dois pontos distantes do mapa. Só tem em alguns mapas